A Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SuPJ) promoverá, juntamente com a Arquidiocese do Rio e a CNBB, o fórum social “Juventude Viva” dos dias 24 a 26 de julho no Parque Manguinhos, situado na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, em Manguinhos.

O evento alcançará uma circulação média de 1,5 mil pessoas diariamente, de 13h às 17h. O Fórum visa proporcionar ações complementares à programação oficial da Jornada e fará debates sobre diversos temas como Políticas Públicas de Juventude, Direitos Humanos, Combate ao vício do crack, Desafios Socioambientais e outros.

“Juventude Viva”, que dá nome ao Fórum, é o nome de um programa do Governo Federal com o objetivo de promover ações de combate à violência contra a juventude, sobretudo negra, em todo o país. O Fórum Social Juventude Viva quer contribuir, por meio do debate a respeito de políticas públicas, com a promoção do protagonismo jovem em todos os âmbitos da sociedade.

Além de fazer parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o Fórum Social Juventude Viva também recebe apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC-RJ). A CNBB se fará representar pelas Pastorais da Juventude Estudantil (PJ-E), Rural (PJ-R) e do Movimento Popular (PJ-MP).

Na mesa de abertura do evento estarão presentes o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira e o Superintendente de Políticas Públicas de Juventude Tiago Santana, juntamente com representantes da Arquidiocese do Rio, da CNBB, do CONJUVE e também outras autoridades.

Nos três dias de evento, além das mesas de diálogo, serão realizadas apresentações culturais voltadas para o trabalho social com diversas expressões da juventude.

No primeiro dia do Fórum, serão destacadas as ações do Estado e do Município do Rio a respeito dos direitos sociais e oportunidades da juventude, bem como uma mesa sobre sustentabilidade e desenvolvimento social.

No segundo dia, saúde e qualidade de vida farão parte das discussões sobre o legado social Jornada, sobretudo pela reflexão a respeito da prevenção do uso do crack.

E no último dia do fórum, representantes do Plano Nacional Juventude Viva, do Governo do Estado, juntamente com a CNBB e movimentos sociais, afirmarão sua posição contra a proposta de redução da maioridade penal.

Serviço
Fórum Social Juventude Viva – De 24 a 26 de julho, das 13h às 17h
Local: Parque Manguinhos – Av. Dom Helder Câmara, nº 1.184

Por noticiascatolicas.com

 

Anúncios